Você, ultimamente, deve ter reparado em publicações no facebook, whatsapp, etc, referentes à uma "Mandala", onde é realizada por um grupo, em que a premissa é ganhar mais dinheiro. Veja que isso não é bem assim.
O que é Mandala ou "Mandala da Prosperidade"?
Mandala equivale a um sistema em que um pequeno grupo, que se reúne convidando pessoas "leigas", prometendo gerar lucros a elas em um curto periodo de tempo, com o pagamento de uma taxa que pode passar de R$1.000. Isso até o momento é proibido no Brasil e é considerado crime.
No sistema, você precisar doar para “receber”, além de convencer outras pessoas a fazer parte do esquema para doarem também.
Entenda a situação
Esse prática utiliza o conhecido sistema da Piramide Invertida, onde no topo são os "cabeças" (os que começaram o grupo) são os que recebem o dinheiro dos "leigos", e os "leigos" ficam na ponta de baixo da piramide, sendo lesado com esperança de que irá receber uma quantia maior do que a que pagou, mas acaba não recebendo nada.
Problemas
De acordo com uma testemunha ouvida pela equipe do site "
Cacador.net", várias pessoas estão entrando no golpe da pirâmide financeira e ficando endividadas.
“Está uma loucura. Tem bastante pessoas que estão fazendo empréstimos, uma até falou que trocou cheque em agiota. Elas dizem ser maravilhoso, que vão realizar sonhos, e tem bastante pessoas que estão entrando. Para elas tudo é maravilhoso, porque estão desinformadas. Elas não vão atrás para saber se é verdade ou não”, disse.
Noticias falsas de legalização
A testemunha descobriu o golpe após receber do grupo a imagem de uma notícia supostamente veiculada no site do G1 do Acre onde informava que a “mandala da prosperidade” tinha sido legalizada no Brasil. Ela teria acreditado, não fosse pelo erro grotesco no título que continha a palavra “frebe” ao invés de febre.
A testemunha conseguiu contato com o jornalista que “assinou” a reportagem e descobriu que ele nunca fez a tal matéria, que era manipulação. O jornalista respondeu que a página era falsa, e depois publicou um esclarecimento na sua página do Facebook.
Evite problemas com seu dinheiro
O recomendado é você ficar longe dessas práticas, porque além de ser ilegal, você vai dar dinheiro "de graça" para outros "espertinhos". Converse com seus amigos e familiares para não caírem nesse armadilha financeira.
Comente seus casos nos comentarios abaixo.