ASMR

O assunto veio à tona em fóruns virtuais de discussões, onde nasceu essa nomenclatura entre outros apelidos como: brain orgasm (orgasmo cerebral), brain massage (massagem cerebral), head tingle (formigamento na cabeça), brain tingles (formigamentos cerebrais), head orgasm (orgasmo na cabeça), spine tingle(formigamento na espinha) e braingasm (junção das palavras cérebro e orgasmo em inglês). Não há estudos científicos sobre ASMR e se encontra poucas páginas sobre o assunto na internet. Para a minha surpresa, não são todas as pessoas que tem o privilégio dessa sensação deliciosa (descobri esses dias, achava que todo mundo sentia).
Para dar contexto, é muito comum vídeos ASMR terem encenações (role play). Em muitos deles, o espectador faz o papel de um paciente que vai ser avaliado por uma enfermeira (não pense maldade) ou uma psicóloga. Esta, por sua vez, fingirá que está conversando com você (quase sempre em sussurros) e poderá até mesmo fazer gestos em direção à câmera que sugerem contato físico afetivo.
Uma variedade de vídeo ASMR que explora bem essas características é a que simula exames de nervos cranianos (Cranial Nerve Exams). Esses exames existem mesmo, servindo para localizar danos neurológicos, mas nos vídeos ASMR o assunto serve apenas como pretexto: a ideia é tratar a câmera como se ela fosse a cabeça ou o rosto de quem assiste.
Ninguém consegue explicar
Na década de 1980, a TV dos Estados Unidos exibiu um programa chamado The Joy of Painting que, apesar, de tratar de pintura, conseguia boa audiência. Pintura não é, necessariamente, um assunto popular. Muita gente assistia ao programa por se sentir incrivelmente relaxada com a apresentação de Bob Ross, que explicava tudo de maneira bastante calma e com uma voz firme, mas suave. Dá para dizer que esses foram os primeiros vídeos ASMR.
Apesar de a ideia remeter aos anos 1980, a ciência até hoje não sabe explicar, com precisão, como o ASMR ocorre. A principal razão para isso é que, como o assunto é relativamente recente — as primeiras referências à sigla ASMR surgiram em 2010 —, os vídeos ainda não atraíram atenção suficiente dos cientistas.
Textos parcialmente copiados das seguintes fontes METAMORFOSE DELIRANTE & TECNOBLOG
Abaixo esta a lista de alguns Youtubers de ASMR para você curtir, relaxar ou dormir
Conhece algum outro? Sugira ele/a nos comentarios e ele/a estará aqui
Em breve um aplicativo especial para ASMR será lançado por nossa equipe. Aguarde
Enquete
Qual o melhor YouTuber desse ramo para você?
Total de votos: 190