Qual é a resolução do olho humano?

01/03/2016 21:54

Você já deve ter se perguntado, quantos megapixels tem um olho humano? Não é mesmo? 

Bom, iremos lhe dar uma noção, do quão poderoso é o olho humano. 

O que é pixel?

Primeiro de tudo, para voce que não sabe o que realmente significa a palavra "pixel". Pixel (abreviação em inglês de “imagem e elemento”) é o menor ponto que forma uma imagem digital. Tal pixel é formado por três pontos, vermelho, azul e verde, que juntos formam a imagem e definem sua cor. Já megapixel designa o valor de um milhão de pixels.
 

Estudos sobre o tema

Vários estudiosos, estudam (nossa, jura?), sobre este questionamento, de quantos megapixels tem um olho.
 
  • Alguns dizem que a resolução do olho humano bera a margem de 250 megapixels
  • Como chegaram a isso? - Utilizando como base, uma camera digital, a mesma cria arquivos de imagens com milhoes de pontos, cada ponto é um pixel, que precisa de um CCD (dispositivo de carga acoplada), para registrar em "negativos". Com isso, faz entrar em açao o photosite, um componente fotossensivel da camera. Resumindo, a camera usa 1 milhão de photosites, ou seja, 1 milhão de pixels, que é equivalente a 1 megapixel. Já no olho humano, o photosite e feito por bastonetes e cones, celulas fotossensiveis que são distribuidos ao longo da retina. Em geral, contando os dois olhos, tem 250 milhões dessas celulas, resultando em captar 250 milhões de pontos, ou seja, 250 megapixels. Porém, muitos não aceitam este estudo.

Anunciantes On

  • Outro estudo, afirma que o olho humano tem cerca de 576 megapixels.
  • Como chegaram ao isso? - De acordo com um estudioso, Roger Clark, usando uma tela que cobre totalmente o compo de vista do olho, afirma que para não enxergarmos os pixels (pontinhos) seria necessario os 576 megapixels.
Lembrando, que as resoluções aqui apresentadas, são apenas estudos e nada comprovado ainda.
Além da monstruosa resolução que o olho humano possui, vários outros fatores, como sensibilidade à luz e o alcance dinâmico (tons de cinza entre o preto e o branco) fazem dele motivo de inveja quanto sua capacidade em captar imagem para qualquer entusiasta de câmeras e televisões.
 
O que acharam sobre este tema? Diga nos comentarios
 
contador free

Anunciantes On

 

Enquete

Qual você prefere?

Séries (2.292)
Filmes (1.215)
Desenhos (1.159)
Clipes (1.071)
Nenhum (1.049)

Total de votos: 6786

Enquete

Você acha que o celular é o novo console da atualidade?

Sim (1.363)
Não (1.404)

Total de votos: 2767